TEJ - Online

Monday, October 02, 2006

Análise de um jornal digital português

O Diário digital tem a particularidade de ser um jornal que existe simplesmente em forma digital.

A nível de design, é um website bem organizado e com publicidade delimitada em certas zonas para não desviar a atenção do utilizador. Não é propriamente criativo, mas as cores (azul claro, branco e preto) conjugam-se na perfeição e dão-lhe um carácter sério, mas, ao mesmo tempo, de alguma maneira, informal, criando uma maior empatia com os cibernautas.

Quanto à usabilidade, os menus são acessíveis, sem flyouts, e, na parte inferior da main page, expõe as últimas notícias de cada secção (e sub-secções): mundo, política, sociedade, economia, desporto, cultura, multimédia e música. A acessibilidade é, então, facilitada. O utilizador tem, ainda, a possibilidade de pesquisar artigos antigos por temas. O DD apresenta também três canais distintos: o dinheirodigital, o discodigital e superelite, com várias sínteses de notícias que vão correndo nas caixas correspondentes.

Relativamente à multimedialidade, o Diário Digital é muito fraco. Não dispõe de vídeos, slideshows, audio slideshows, infografias digitais, entre outros. Visto ser um jornal apenas virtual, talvez devesse apostar mais nesta área. Fica-se, assim, por texto, hipertexto, imagens estáticas e aspectos relacionados com a interação entre o cibernauta e o website em questão.

Em relação à interactividade, já ganha mais pontos. Permite tornar a página na homepage do utilizador, por exemplo. É um website que aposta muito nas utilidades como: saber as previsões meteorológicas, farmácias disponíveis, bolsa, trânsito, programação televisiva, uma agenda do dia em várias áreas, e uma actualização diária dos Decretos e Portarias, ou seja, um diário da República. O cibernauta pode interagir com o DD e, deste modo, actualizar-se constantemente através de RSS feeds, SMS’s, WAP/PDA, Ticker Notícias (para o qual é preciso fazer o download), Newsletters, E-diário, Chat e Webmail. Dá a oportunidade para votar em temas que são regularmente actualizados através duma sondagem. Há, ainda, um espaço de crónica, numa secção designada: Opinião Digital. Cada notícia pode ser enviada por e-mail a um amigo ou imprimida, menos opções que na maioria dos jornais em plataforma digital. Por fim, há uma divisão de passatempos, que marca novamente uma grande interactividade. Tudo isto se relaciona com a multimedialidade, como já referi.

Quanto à hipertextualidade, existem links de notícias alojadas no próprio website relacionadas com a notícia em questão, mas, de resto, não se baseia muito no hipertexto. Os artigos são simplesmente textos e o hipertexto é separado, com ligações internas a outras notícias já abordadas pelo Diário Digital.

Concluindo, é uma plataforma digital com algumas vantagens e com informação acessível, mas que ainda tem de evoluir, mantendo-se a par das inovações multimédia que imperam no meio anárquico que é a Internet.

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home